sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Jotta A está mudando a Voz




Pensei Música Gospel hoje vai falar um pouquinho sobre a mudança na voz. Quem canta, ou os que se arriscam já devem ter percebido alterações na própria voz ao longo do tempo. Que isso é perfeitamente normal todo mundo sabe. É uma mudança do nosso corpo que ocorre ao longo da nossa vida, em todas as fases.

Na infância a nossa voz é mais aguda, independente de ser menino ou menina. Quando passamos pela adolescência é comum ser indefinida (uma hora está bastante grave, outra hora está buscando agudos extremos, causando certa estranheza). Na juventude temos a voz na fase quase adulta, limpa ainda. À medida que envelhecemos as pregas vocais vão sofrendo com as alterações hormonais e do meio externo tornando-se mais grave, podendo gerar inclusive a rouquidão.

Leia Mais (...)


Mas, lembra do título que coloquei acima?

Pois é, vamos falar um pouquinho das mudanças na voz de um cantor gospel recém lançado na mídia (que já se arriscava há alguns anos atrás na carreira solo). Você já assistiu o vídeo do Jotta A que rola no You Tube com mais de 1 milhão e 313 mil views (na data deste post)? Aí vai o link pra quem quiser dar uma olhadinha:


Gente, o menino canta muito agudo! No vídeo era muito fofinho, bonitinho, com aquelas bochechas gordinhas! Mas ninguém se deu conta que, sem querer, estavam estragando a voz do menino! Ele não poderia forçar por tanto tempo com a voz sempre no agudo.

Jotta A , agora com 14 anos, em plena época de transformação vocal, gravou seu primeiro CD solo depois que a mídia “descobriu” o talento do menino nos reality shows da emissora SBT. Lançado em 2012, o CD intitulado Essência traz a música Agnus Dei, que lhe rendeu 1 milhão e 900 mil views com o clip.

Agora, porém, Jotta A não consegue mais alcançar as tonalidades exigidas pela música. Pena né! O menininho, com voz tão sobrenatural, agora arranha melismas com estilo gospel norte-americano, em tom descaradamente rouco. 

Que o menino tem talento ninguém nega! Afinação perfeitamente impecável ainda permanece sendo o forte do recém artista, com reputação internacional.

Assisti a um vídeo, postado em setembro/2012, de Jotta A cantando no programa da Eliana, no SBT. A impressão era de que o menino terminava a música com dores nas cordas vocais, pois ele não conseguiu alcançar uma nota aguda sequer, sem cair deslizando por notas graves (afinado, é claro). Ao fundo, uma platéia quase decepcionada por não ter ouvido o som agudo que fez a imagem dele, olhava com ar de “quero ouvir holyyy”. E o pior: a música nem tinha terminado e Jotta A não conseguiu terminar.

Que ele vai ficar com a voz mais grave é óbvio! Mas torcemos para que os problemas vocais sejam corrigidos a tempo de ele não perder a voz totalmente.

Acredito que uma rouquidão vai dar a ele o estilo Donnie McClurkin – que já esteve no Brasil em 2011 (neste ínterim, a produção do menino aproveitou a oportunidade para fazer uma apresentação com os dois em palco e não preciso dizer que foi lindo). Mas sempre é muitíssimo divulgado pelos especialistas da área vocal que rouquidão não é sinônimo de voz sadia. Quanto mais limpa a voz, mais duradoura ela será.



Vai aí algumas dicas para quem pretende cuidar da voz: converse com um bom professor de canto sobre as melhores tonalidades pra você, faça exercícios vocais sempre acompanhado do seu professor de canto, e beba muita água!



_______________________________
Nota (clique na foto para ver vídeo)


Em 2008 a cantora Eyshila passou por uma cirurgia nas pregas vocais por ter gerado um nódulo. Provavelmente o mau uso gerou o nódulo. Na gravação do CD Nada pode calar um adorador, lançado em 2009, a cantora testemunha da sua cura e se emociona contando do período que precisou ficar em silêncio por conta da recuperação na voz.


Em 2012, no programa De frente com Gabi, Aline Barros declarou nunca ter feito aulas de canto desde o início de sua carreira, até que passou por um problema nas cordas vocais depois de ter seu primeiro filho. Foi então, que a cantora teve que buscar recursos para aprender a sustentar a impostação da voz de maneira correta.


Daniela Araújo, que gravou o primeiro CD solo em 2011, teve suas primeiras experiências na música gravando na Turma do Barulho quando criança – bons anos atrás, eu escutava essas músicas. A cantora traz um enorme preparo vocal sempre muito bem disciplinado. No entanto, explora bastante a passagem de ar na voz, o que pode gerar problemas no futuro. Recentemente no Faceboock a cantora se desculpava por não estar conseguindo um bom desempenho na voz.

2 comentários:

  1. E azi jo, agora que eu descobri como se visita um blog KKKKKKK, muito legal, grande obra pra o SENHOR, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Grande Otávio!!! Obrigada pela visita!!! Amém!!! Abraços!!!

    ResponderExcluir