sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Como escolher repertório para ensaios solos


Olá amigas e amigos do Blog. Hoje o Pensei Música Gospel vai deixar algumas dicas sobre como escolher repertório para ensaios solos.


É trabalhoso escolher repertório. Na verdade é um exercício constante, mesmo em dias que não se pretende cantar ou ensaiar. Mas, ao mesmo tempo em que é trabalhoso, é gostoso ensaiar, cantarolar, testar tonalidades, sons até certo ponto esquisitos para o pessoal de casa que ouve a gente cantando no chuveiro.

Na minha opinião, a escolha do repertório depende de alguns itens básicos como:

Leia mais (...)


O que eu quero cantar hoje? – tem que combinar com você neste dia.

Sei de quem é a música? – você não vai cantar uma música secular só por que fala em Deus lá no meio da letra. Música pra Deus na Igreja é diferente.

O que falou comigo nessa melodia? – a mensagem é tudo!

Combina com o perfil das pessoas que vão ouvir? – tocar música Pop Rock pra chá da terceira idade não dá, né? A não ser que estejamos no ano 2050 e você esteja solando para seus ex-colegas da classe de jovens da EBD (ou a não ser que nossos vovozinhos sejam “radicais, falô”).

A letra da música é Bíblica? – nem pensar em música que contrarie a Bíblia. Na dúvida, faça o que eu faço às vezes: pergunte ao seu Pastor (no meu caso, PAIstor). Por isso é sempre importante PENSAR na música antes de cantar. Se ela disser que “você pode tudo” mas não disser que é “em Cristo, que te fortalece”, que Pode-Tudo é esse?

O ritmo da música é bem aceito na minha Igreja? – Tem certos ritmos que não combinam com sua Igreja. É bom respeitar para não arranjar problemas mais tarde. Não é pecado gostar de estilos variados (se não acredita no que estou dizendo, escute um pouco “O Canto das Estrelas” do Post “Você Conhece Deus?” e veja o barulho queelas fazem no céu).

Estou preparado vocal e espiritualmente? – cantar música super aguda com voz de taquara rachada, dor na garganta, não pedir direção a Deus, não manter uma vida de comunhão e oração, ajudam a não sair uma música perfeita como você gostaria.



Acho que essa pequena listinha vai ajudar você a refletir na hora em que for ensaiar.

Eu o os leitores do Blog vamos amar se você contar uma experiência no Cantinho do Recado ou nos Comentários do Post logo abaixo sobre uma música que você ACERTOU na escolha. Que tal?

- A gente qué, né, gente??? Quem aí quer que o pessoal conte uma historinha levanta a mão!!!

- \o/\o/\o/\o/\o/\o/


Abração a todos!!!


JosanaBianchin.

Um comentário:

  1. Bom, acho que pode começar por mim né? Vocês querem saber uma escolha minha que ACERTEI? ummm... to pensando... lembrei: escolhi cantar "Sinais de Deus " num dia que combinou perfeito com tudo naquele culto. Refrão: "O meu passado é de milagres, o meu presente é de milagres, e o meu futuro Deus proverá um milagre novo para se contar..."

    Pronto, agora é sua vez!

    ResponderExcluir