quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A Reforma





Oi pessoal. Nosso Blog fala de música, mas resolvi escrever um pouco diferente hoje. Você já viu o vídeo que postei acima? Tenho o filme original em casa e já assisti algumas vezes. É um Longa muito bom pra quem quer ficar por dentro do assunto.

Você sabia que hoje, 31 de outubro é o Dia da Reforma Protestante?



Isso mesmo, hoje faz exatamente 495 anos que Martinho Lutero afixou na porta da Igreja, o Castelo de  Wittenberg na Alemanha, as suas noventa e cinco teses acerca do Cristianismo diferente daquele que era pregado em sua época.

Data precisa do acontecimento: 31 de outubro de 1517.

Leia Mais (...)

Para a história da Igreja esse ato foi um divisor de águas. Poucos dias após esse ato, as teses de Lutero já haviam chegado a Roma, sendo vistas as teses como ameaças ao Poder da igreja Católica Romana. Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes.  Suas teses ganharam adeptos na França, Escandinávia, Suíça, e outros países. Surge então, o movimento Protestante, ou o Protestantismo.

Mas o que levou Martinho Lutero (nome de batismo em homenagem a um santo católico) a fixar suas teses na porta do Castelo de Wittenberg?

A história conta que Lutero desde novo se mostrou muito inteligente e sábio. Seu pai percebendo a desenvoltura do filho o colocou numa das melhores escolas religiosas da época. Com forte tendência ao clérigo (ordens sacras) Lutero empenhou-se em estudar um livro encontrado na biblioteca, que até então era proibida a divulgação aos povos: A BÍBLIA. Quanto mais Lutero lia, mais perguntava a si mesmo porque a Igreja de Roma não pregava exatamente o que estava escrito no cânion bíblico? Porque distorciam as Santas Escrituras? Porque proibiam o conhecimento puro e genuíno de Deus? Por que vender indulgências? Por que matar inocentes em nome de Deus? Porque a Inquisição? Lutero teve sede de Deus. E isso o levou a estudar muito as Santas Escrituras.




 E depois, qual o motivo de tamanha divulgação de suas teses, sem que nem ele próprio soubesse da repercussão?

Motivos políticos. Toda a Europa estava imersa no Poder Romano. Mas nem todos concordavam. Autoridades espirituais e políticas viram no movimento Luterano a chance única de unirem forças o mais que possível para se desvencilharem do Poder e da opressão Romana.

O que mudou depois da Reforma?

A liberdade de leitura da Bíblia abriu caminho para um novo mundo, uma nova igreja, um novo povo cristão.
As verdades bíblicas puderam ser pregadas, sem que alguém sentisse medo de ser morto por acreditar unicamente que Jesus Cristo era o centro da Igreja – e não o poder humano.

Da Igreja Luterana, surgiram outros diversos grupos independentes em diversos países tais como: A Igreja Reformada ou Calvinistas, Batistas, Metodistas e outros.


Para nós cristãos, essa data deve ser valorizada e estudada como uma forma de propagar ainda mais os feitos de pessoas que sofreram, amaram e desenvolveram seu ministério no mundo inteiro, por gerações e gerações.

Graças à "sede de Deus", que teve Lutero em conhecer as escrituras sagradas, quantidade imensurável de pessoas foram alcançadas com a verdade! 

Ainda há países onde é proibido carregar uma Bíblia, mas Cristo deixou uma ordem: "Ide por todo o mundo". E ainda revelou uma promessa: "E estarei convosco"!!


JosanaBianchin.



Nenhum comentário:

Postar um comentário