segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Alto Preço - Asaph Borba




Panorama Geral: Música e composição de Asaph Borba. Iniciou a carreira em 1974, gravando seu primeiro LP em 1978 com Donald Stoll. Sua tendência é o canto congregacional. Em Porto Alegre formou a sua gravadora Life Produções (69 trabalhos). Músicas dele mais conhecidas: Jesus em tua presença, Alto preço, Superabundante graça, Deus é Amor, e outros. Seu ministério é internacional e já foi para Cuba, Peru, Argentina, Colômbia, Jordânia, Israel, Portugal, Alemanha, Estados Unidos e outros. Ajudou a iniciar ministérios como do de Alda Célia, Adhemar de Campos, Kléber Lucas, Ludimila Ferber e outros.

Para ouvir, gostar e comprar:

Eu estava lá, sentada na minha cadeira estofada confortável, ajudando na parte de mídia, assistindo um culto muito avivado, cheio de palavras de encorajamento e força. Seria mais um final de semana de comemoração na igreja. Estava tudo muito bom. Mas eu tinha decidido não cantar. Porque? É, tem vezes que a gente tem o que dar. Tem vezes que a gente não tem o que dar e tem que receber. Aí nessas horas é preferível ficar "no banco", como se diz (no meu caso era na minha cadeira confortável giratória). Mas algo me inquietava. Eu deveria cantar. Mas qual música?

Sou bastante cuidadosa na escolha do tema das músicas que canto. Tem que combinar com a ocasião. Tem que trazer mensagem para as pessoas. O coração delas precisa estar preparado para receber a Boa Semente. Quem canta ou toca algum tipo de instrumento para Deus sabe como é isso. Sabe que o música é um "ante-sermão", sabe? Sabe que você ajuda a preparar a terra, sabe?

Sentada, apenas assistindo, eu sabia. Orei. Algo estava me inquietando.
Iniciamos nossa próxima viagem ao mundo da Lua dentro de segundos. Tenho certeza que você quer sentar na "janelinha", assistindo cada detalhe desse universo! Vamos? 5 ... 4 ... 3 ... 2 ...1.

Leia Mais (...)



A música por si só já tem uma melodia ESTONTEANTE. Está sorrindo agora? Eu também estou. Mas vou explicar. Que tal uma análise da melodia, (igual o que você já leu no post "Saindo do Casulo")? Alguns leitores do Blog me falaram que gostaram. Então, vamos lá.
__________________________________________________________________ . . .

Eu sei que foi pago um alto preço
Para que contigo eu fosse um, meu irmão.

Preço. Tudo na vida tem um preço. Preço do esforço, preço de amor, preço de entrega. Mas o maior preço foi aquele pago por Cristo. E para que mesmo? Para sermos "um"! Para unidade da Igreja! Era essa a mensagem que eu precisava cantar naquela noite, afinal combinaria com tudo o que seria pregado e durante o final de semana.


Quando Jesus derramou sua vida
Ele pensava em ti, Ele pensava em mim, pensava em nós.

Me derramo aos pés do Senhor quando canto essa frase. Ele não fez distinção ao pensar em nós enquanto decidia: - "Eu vou, vou morrer por eles, vou dar a minha vida para que vivam". Ele pensou em você, pensou em mim, pensou em nós como um todo, representantes do seu amor da terra. A melodia repete novamente desde o inicio. Acho fantástico o método de repetição que se pode usar em uma composição. É para firmar bem e ideia da letra quando na primeira escuta o ouvinte deu atenção apenas à algumas notas musicais, ou tão distraído, não percebeu que já tinha começado o espetáculo.


Eu sei que foi pago um alto preço (...)
E nos via redimidos por seu sangue.
Lutando o bom combate do Senhor.
Lado a lado trabalhando,
Sua igreja edificando,
E rompendo as barreiras pelo amor.

Eu imagino - apenas imagino, nunca conseguiria descrever como foi - um espécie de filme se passando, e Cristo, o Pai, e o Espírito Santo vendo todas as gerações: quantos lutando por amor, dando sua vida, seu tempo, sua disposição, dando a sua juventude, o melhor dos seus dias, desesperados por vencer, esperançosos pela Glória, rompendo barreiras, quebrando cadeias, abrindo portas, libertando mãos aflitas, alimentando multidões? Tudo isso Ele viu! E isso o encorajou. Fez Ele nos amar! Imagino que o autor da composição estava muito "ligado" quando percebeu que precisava declarar o sangue de Cristo sobre quem escuta - você tem ideia do poder que isso gera no mundo espiritual quando é cantado sobre o sangue de Cristo? Cura, santificação, transformação! A parte que mais gosto nesta música é exatamente a última frase desse parágrafo: E rompendo as barreiras pelo amor! A melodia eleva a voz, sobe algumas notinhas, segura a palavra "amor" num fôlego quase que sôfrego, para terminar já na próxima frase da composição - adoro terminar um único fôlego na próxima frase; é como sair do óbvio e dar a expressão de continuidade.


E na força no Espírito Santo,
Nós proclamamos aqui
Que pagaremos o preço
De sermos um só coração no Senhor!

(ar..) Respiro depois da primeira frase. O meu ar, meu respirar é o Espírito Santo. Acho que nessa música combina muito bem respirar somente depois de dizer que é na força do AR que preciso que posso proclamar. Uau!! Eu nunca havia pensado assim até parar e escrever esse texto. Que lindo isso: eu respiro depois de dizer que o Espírito Santo ( aquele que eu chamo de meu AR) é quem me dará forças!! Será que as pessoas percebem o que se passa no pensamento do cantor enquanto ele interpreta uma melodia? Não sei, mas a ciência diz que tem percepções que ficam no nosso subconsciente e acabam por influenciar, sem que a pessoa veja quando o botão Consciência fica ligado.

Proclamar! Declarar! Por que hoje nas igrejas essas duas palavras são bastante usadas? Não gosto de usar elas banalizando o ideia, como uma palavra de animador de palco. Essas duas palavras carregam um peso muito grande de DECISÃO. As palavras não voltam. O que foi dito os céus já ouviram. Já está decidido. Não se pode mais voltar atras. E a decisão dessa composição? Ser um só coração. O coração que pulsa sobre a face da terra e não deixa morrer o Amor!


E por mais que as trevas militem
E nos tentem separar,
Com nossos olhos em Cristo
Unidos iremos andar.

Gente, que letra! Não tem pra ninguém. Pode vir o que vier. O segredo para não desistir é só levantar os olhos, respirar o AR, e a força para seguir em unidade, virá!


________________________________________________________ . . .
O que me inquietava? A letra dessa música. Gosto disso. A música tem que mecher comigo pra eu cantar.

Foi quando então alguém tocou meu ombro esquerdo:

- Oi, você não vai cantar?

Balbuciei um "oi" desesperado:

- É que ...

- Canta? (tão tímido e ao mesmo tempo certeiro).

- É que eu não ia cantar hoje. (Saiu...foi sem querer...automático ligado ... não sabia o que dizer.).

- Ah, mas canta nem que seja aquele do Talles! (Qual mesmo? Cantei uns dias atras. Lembrei: "Mas eu escolho Deus, eu escolho ser amigo de Deus, eu escolho Cristo todo o dia, já vivi a minha vida agora eu vivo a vida de Deus" - alterado o tom umas quantas vezes pra acertar a voz.)

- Eu... Canto. Vou escolher uma.

Meu Deus! Como ela sabia que eu não íria cantar? Ela não sabia. O Espírito Santo dirigiu ela pra me dizer aquilo. Obrigada Cássia, por ter deixado Deus usar a sua mão para tocar meu ombro naquele sábado.

E agora? Viver a Vida de Cristo ou recuar? "Não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim". Gálatas 2.20

Eu cantei a música.. Comecei.. Eu sei que foi pago um alto preço...

Ninguém viu. Mas meu coração batia desesperado. Fechei os olhos. O que acabara de acontecer tinha feito o meu chão sumir e eu estava em outra dimensão! Os músicos me surpreenderam. A Igreja precisava ouvir essa mensagem cantada.

Combinou com toda a mensagem do Pastor convidado (Efésio 6 - a armadura, lutar, não desistir.) Combinou com a comemoração de Cumpleaños da igreja na cidade. Ajudou a preparar a terra.

Repeti a música. Eu nao sei o que aconteceu depois. Mas eu sentei na minha cadeira confortável e tremia, ouvindo os louvores de uma igreja que acabara de ouvir uma mensagem cantada. É... o Espírito Santo nos surpreende todos os dias. É maravilhoso poder ser apenas um instrumento. Sabe quem é o grande Agricultor que prepara a terra? Ele mesmo, quem nos

Via redimidos por seu sangue (...)


Um comentário:

  1. No final do post eu estava segurando as lágrimas. Porque cantar por cantar é o que muita gente faz. As vezes a pessoa é afinada, tem um tom de voz lindo mas não canta pra adorar a Deus. E vendo esse post me fez te admirar muito. Porque que tu canta maravilhosamente bem isso não é segredo, mas saber o que tu tava sentindo quando cantou essa música foi muito legal.

    ResponderExcluir