sábado, 29 de setembro de 2012

Saindo do Casulo - Fernanda Brum


Música:
Saindo do Casulo
Intérprete: Fernanda Brum
Compositor: Marcelo Manhães


Saindo do meu conforto
Eu vejo do alto
Sonhando além dos meus sonhos
Eu enxergo mais longe
Rompendo com meus limites
Até que eu alcance
Mexendo com as estruturas
Amplio horizontes
Digo a mim mesmo
O tempo é o tempo e não volta
Não há mais tempo a perder
Não mais
O Senhor desata
Sou livre pra viver o Seu melhor
Romper o meu casulo
O meu lugar seguro
Fortalecer minhas asas pra voar
O meu voo é liberdade no Senhor
Que me adestra
E me coloca pra voar


Está aí a melodia que fala por si só o que a letra me canta. Quando ouvi a primeira vez essa música voei para outra dimensão. Lembra que falei no post anterior sobre isso?

Panorama Geral:
Fernanda Brum, consagradíssima cantora Gospel brasileira, lança seu novo CD com o título Liberta-me agora em setembro de 2012, logo após renovar contrato com a gravadora MK Music neste ano. O CD traz composições assinadas pela própria cantora e outras pelo seu esposo Emerson Pinheiro, também Produtor, entre outros amigos e artistas. “Libertação de paradigmas e preconceitos” foram as palavras-chave usadas pela cantora ao falar na consagração do CD, postado no site do Ministério Profetizando às Nações.


Para Ouvir Gostar e Comprar:
O endereço da Música no you tube é http://www.youtube.com/watch?v=YRx7QmpoxDQ.
Site da Gravadora MK Music para comprar CD e Play Back:



No mundo da lua:

Li comentários, ouvi a música dezena de vezes e não paro de ouvir, assisti o Espaço Curiosidades no canal do Ministério Profetizando às Nações idealizado por Fernanda Brum e seu esposo Pr. Emerson Pinheiro.

Leia mais (...)



Não preciso dizer que a melodia e a letra são estonteantes quando se trata de Fernanda Brum cantando em seus tons graves, postura na voz – e no palco, diga-se de passagem.
Saindo do Casulo, composição de Marcelo Manhães, é uma música com marcação forte. Já o início dela é uma batera toda estilosa marcando no bumbo e na baqueta, combinados com o pianíssimo dedilhado talvez de Emerson Pinheiro. Pronto, já me apaixonei pela música. Amo piano. Um tempo mais e a marcação vem do violão. Tempo de pausa e em seguida vem a voz de Fernanda Brum soletrando “Saindo do meu conforto...”.

O que lembra casulo? Óbio: Borboletas. O título dado a música já me remete à algo como: abandonar o passado. Percebi que é bem essa a idéia principal da composição. Borboleta: um inseto que o Criador deixou pra nós como um exemplo perfeitamente ligado à nossa vida com Ele. Deus já sabia que um dia, podia ser no século XXI, alguém olharia para dentro de si e diria: - pôxa, tá na hora de sair desse casulo!  Viajei só no título, imagina ouvindo o resto da música.
Pra mim, sair do casulo não significa revolução geral, rebelião (lembra o que a Bíblia diz sobre o primeiro ser que resolveu convocar os amigos para uma rebelião?), abandono ou libertinagem. Eu digo que significa mudar conceitos errados, mudar a visão, talvez mudar o foco, mas se já tiver um foco – eu tenho um foco – mudar os meios para manter-se focado.

Mas vamos lá, o que mais temos na letra?
“Saindo do meu conforto / Eu vejo do alto”
Pra mim, sair do conforto é deixar marcas de alguém que resolveu lutar por algo. O conforto é um presente de Deus no começo de tudo. Mas o casulo não pode durar pra sempre. É preciso sair, ir à luta, querer ir além, ir para um lugar bem alto. Sabe que isso me remete à Bíblia quando se refere às altitudes espirituais. Sempre que a Bíblia fala em “alto”, “voar”, podemos lembrar de visão, relacionamento com Deus, comunhão. Visão, é observar. Observar o que? O novo horizonte que se estende à frente. E por que relacionamento e comunhão? Porque Deus está nos céus, e cada vez que fala-se em “voar”, para onde você acha que qualquer coisa ou criatura vai? Para abaixo do chão é que não é.

“Sonhando além dos meus sonhos / Eu enxergo mais longe”
Você, caro leitor, vai ter que me desculpar, mas eu vou ter que escrever (os literários me defendam, por favor, vocês adoram análises): essa frase “sonhando além dos meus sonhos” foi a mais inteligente da música. Uau! Quando escutei pensei: eu posso sonhar além daquilo que sonho. Sim, posso ver além do que vejo no me pensamento. Isso é fé?

“Rompendo com meus limites / Até que eu alcance/ Mexendo com as estruturas / Amplio horizontes”
E nessa hora, quando Fernanda canta limites ela puxa um agudo perfeitamente entoado na voz dela, com o timbre que só ela tem: “limitiiiiiiis” – já reparou na melodia? Gente, já imaginou o trabalho que a borboleta tem para sair de um casulo? Imagine uma borboleta saindo do casulo, é tudo novo e diferente para ela, ela tem que fazer força para romper o casulo. Não, sério, já olhou um vídeo? Tem aqui um muito bom que assisti. Não, eu tive que pesquisar prá mostrar aqui no blog!




Aguarde até o minuto 2,35 para ver a grande transformação chamada Metamorfose.

”Digo a mim mesmo o tempo é o tempo e não volta / Não há mais tempo a perder / Não mais”
Quando o compositor rompe uma idéia contínua para me dar uma nova idéia, é para mexer de vez com as minhas emoções. Estávamos falando do que mesmo? Ah, sim, da borboleta saindo do casulo. E agora? Do tempo! Não nasci ontem. Então antes do casulo havia um tempo de existência (percebeu que a larvinha saiu do ovinho e se abasteceu para depois entrar no casulo?). O que foi feito antes não volta mais. É tempo de recomeçar! Que letra, meu Deus!

“O Senhor desata / Sou livre pra viver o Seu melhor
Romper o meu casulo / O meu lugar seguro /Fortalecer minhas asas pra voar”

Pra mim, sinceramente, é o auge da melodia. Se o Senhor é quem desata o casulo, então quer dizer que...claro... somos dependentes do Senhor. Lembra o que diz a Bíblia: ”Sem mim nada podeis fazer”? O Senhor Deus, nosso criador, nosso Bom-Pastor, nosso Pai, nosso Amigo, nosso Conselheiro (para aqueles que buscam Seu Segredo), é Ele quem nos ajuda a sair do comodismo, quem nos mostra o novo, abre a visão. E o que mais me impressiona, o compositor soube exatamente o momento de “atacar” com a nova idéia no texto. Posso aterrissar à lua dizendo que a se é o Senhor quem desata, não preciso usar apenas as minhas forças para sair do casulo, pois eu sei que o Senhor estará ali, me olhando, me ajudando, torcendo por mim! Já pensou assim? Que alguém torce por você?

Chore, pode chorar! Eu deixo que você chore!
Mas chore escutando Fernanda Brum. Vai lá... volte ao link do you tube mas depois volte aqui no Blog para continuar lendo enquanto chora, ops, escuta!

E se não conseguir parar de escutar, escute mais um pouco. Pois afinal, não foi em vão que o Espírito Santo inspirou o compositor! Algo com você e comigo Ele tem.


Fernanda volta ao “tempo” – só na letra – e canta mais um vez que o Senhor desata.
De repente a música faz uma calma pra Fernanda levar mais uma vez a voz numa passagem de cabeça que me lembra o vôo inconstante de uma borboleta. Repare bem.

Lembra que escrevi logo acima que liberdade não seria rebelião, libertinagem etc? Pois é. Olha o que Marcelo Manhães escreve no texto:

“O meu vôo é liberdade no Senhor / Que me adestra / Me coloca pra voar / Voar”
Uau! Liberdade no Senhor! Fernanda fala em um dos vídeos postados no Espaço Curiosidades que ela pensava com este CD falar em Novos Ministérios, descobrir algo novo para fazer em Deus, romper o que prendia e não deixava desenvolver o chamado do Senhor! Isso é magnífico. Vocês lembram quando ela gravou o Profetizando Vida às Nações, tem músicas que falam do ministério do profeta. Eu já achava aquelas letras magníficas. Imagina agora! Adestramento pode significar ensino. Alguém sempre me diz que “devemos ter o coração ensinável”. E se de fato pedirmos isso pra Deus? Acho que vou dizer na minha próxima oração: - Senhor, adestra meu coração. Permita-me voar.”

Não resisti! Cantei junto com Fernanda – você não vai resistir também – quando ela grita “voaaaaar”antes da melodia explodir no vôo não mais rasante e iniciante da borboleta! 

“O Senhor desata / Sou livre pra viver o Seu melhor
Romper o meu casulo / O meu lugar seguro /Fortalecer minhas asas pra voar”

E sabe como termina a música? Na mesma marcação do início. Porém agora acompanhada de uma guitarra sonorizando o bater das asas. Viajei legal. Acho que a melodia quer introduzir na música o bater das asas do pequeno e frágil inseto.

Só escutando pra você entender! Já escutou? Então agora você concorda comigo?
Não convenceu-se ainda? Bom, a combinação perfeita da experiência musical de Emerson Pinheiro e a voz de Fernanda Brum,  casal abençoado e ungido, é que vai fazer você se convencer.

Já está na hora de voltar da Lua?


JosanaBianchin.



Nenhum comentário:

Postar um comentário