domingo, 30 de setembro de 2012

Coração Quebrantado



Essa noite era pra eu estar lá: abrindo minha Bíblia (a Bíblia da Mulher, 2ª edição 2009 pela SBB, capa rosa com tulipas), folheando, despretensiosamente. Lendo um capítulo aqui, outro versículo ali, relacionando mensagens, criando uma teia dentro da minha mente.

Foi quando então o dirigente do culto leu no livro de Jó capítulo 8.5 e 6: “Mas, se tu buscares a Deus e ao Todo-Poderoso pedires misericórdia, se fores puro e reto, Ele, sem demora, despertará em teu favor e restaurará a justiça da tua morada”. Uma leitura cheia de inspiração e unção, despertando em nós, poucos e simples corações quebrantados, a lembrança para aquilo que fora perdido, mas que o Senhor ainda poderia restaurar.

Não sei o que foi cantado logo em seguida, mas sei que pensei logo na música Restitui, do Ministério Toque no Altar. Como Deus faz as coisas!!! Você vai entender logo em seguida.

Quebrantei meu coração naquele momento. Quem nunca precisou reavivar um chamado? Quem nunca precisou restaurar projetos, sonhos, planos? Quem nunca precisou quebrantar mais uma vez o coração? Era como um choro sem lágrima. Sabe como é esse choro? Você chora por dentro, coração estremece e a oração é silenciosa porque ninguém pode ouvir. Você não quer que ninguém ouça. E quem está de fora não percebe. Só tem um que percebe: Aquele que não rejeita um coração quebrantado!

E é sobre isso que quero escrever hoje. A Bíblia diz que um coração quebrantado o Senhor não rejeita. Mas o que é quebrantar? Posso dar a definição do Aurélio aqui, porém, é tão mais interessante a definição subjetiva - e até certo ponto surreal – que o coração da gente dá!

Leia mais (...)

Pra mim, quebrantamento é humildade de chegar na presença do Senhor e reconhecer dependência. É confessar. É derreter a alma. É renúncia.

Entendo, é claro, que muitos chegam na presença do Senhor com o coração mais do que quebrantados. São corações DESPEDAÇADOS! São vidas que precisam ser refeitas, reconstruídas. Perderam muito mais do que ganharam em toda a sua vida. São corações de “espírito oprimido” como diz o salmista.

Existe solução para os dois casos! Eu já passei por isso! Já fui e ainda sou e quero sempre ser o coração quebrantado. Já fui o coração despedaçado. Não quero mais ser. Nunca mais.
A solução? É a presença do Senhor! Note o que disse o salmista no salmo 34.18: “Perto está o Senhor dos que tem o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido”. Quando eu deixo espaço para a presença do Senhor, eu abro muitas oportunidades para encontrar a solução pra tudo. Mais do que isso, eu deixo Ele me guiar. E quem já conhece sabe - e balança a cabeça comigo agora, concordando – que tendo o Senhor como guia não existe passo em falso.

Se o Senhor está perto dos que tem um coração quebrantado, quero sempre ter meu coração quebrantado para ter a presença Dele muito próximo a mim! Quero dizer a Ele todos os dias que sou dependente. Quero confessar todos os dias. Derreter a minha alma todos os dias. Renunciar o mundo todos os dias.

Continuei folheando minha Bíblia. Não pode ser. Parei em Isaías 61.1-3: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração (...), a consolar a todos os que choram (...), a fim de dar aos filhos de Sião que estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria em vez de pranto, vestes de louvor em vez de espírito angustiado”. Tudo se encaixando.

Essa profecia messiânica refere-se ao Senhor Jesus Cristo vindo ao mundo, renunciando toda a Glória dos céus, tornando-se homem igual a nós, e para quê? Sim, por você, por mim, por todos os corações quebrantados.

É Ele, o próprio Senhor Jesus Cristo, que cura de todas as dores emocionais e físicas. É Ele o maior interessado na alegria do nosso coração. É Ele quem consola toda a lágrima. É Ele quem promete dar uma vida de alegrias em vez do luto.  É Ele quem renova propósito, restitui o que se perdeu, e acrescenta muito mais do que podemos imaginar ou merecer!! Você já leu o que diz no livro de Jeremias, que o Senhor é quem “fará mudar a nossa sorte”?
Neste momento, fui chamada para cantar. Meu Deus! A música que ensaiei de tarde para cantar hoje à noite falava sobre renúncia lá no meio da composição da Eyshila “...renuncio o mundo / e os sonhos que não te glorificam, Senhor / Eu renuncio por amor...” (Música: Eu quero ser santo – Eyshila).

Entenda você que quando o Espírito Santo tem algo especial para te dizer Ele prepara todo o seu dia, todo o culto, todas as mensagens lidas, todas as musicas cantadas, tudo. Essa noite era pra eu estar lá: abrindo minha Bíblia... poderia você estar lá também.
Sabe o que aconteceu em seguida? A mensagem final do pregador neste culto foi sobre restituição. E sabe qual música o pregador pediu para que cantássemos? Restitui.
­­­­__________________________________________________________________ (. . .)

Lembro a primeira vez que ouvi a música Quebrantado Coração da Fernanda Brum. Eu estava sozinha em casa, numa tarde, escutando minha rádio favorita, limpando a casa eu acho. Morávamos em outra cidade. Começou a tocar (era lançamento da MK Music, uns bons anos atrás). Eu me sentei no tapete da sala e comei a orar. Eu não orava, eu chorava, derramei rios de lágrimas em poucos 3 minutos e 17 segundos. Quando acabou a música eu estava em outra dimensão, como já postei aqui no blog. “- Já acabou a música, Senhor?”. Por que não gravaram a música com mais tempo? Três minutos é muito pouco. Eu queria ficar escutando uma eternidade toda. Você quer ouvir?



JosanaBianchin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário